Ola pessoal,
Hoje vou dar uma breve explicação sobre a hierarquia de componentes no Swing.
Para começar vamos ao AWT. O Swing utiliza o AWT como base para todos os seus componentes através da classe java.awt.Container, logo, todo componente do Swing é um Container, mas... o que isso quer dizer?
Isso quer dizer que você pode adicionar qualquer componente dentro de um outro componente do Swing, porem temos 2 regras sobre esse tipo de ligação :
1) O número de componentes que um determinado componente suporta dentro dele é determinado pelo layout em uso no momento, ou seja, existem layouts que suportam um número quase infinito de componentes (como o layout padrão, o FlowLayout), já outros como o BorderLayout suporta apenas 5 por vez.
2) Um componente pode estar contido em apenas 1 componente por vez, quer dizer, se você inseriu o seu componente em um container, ao inserir este mesmo componente em outro container ele será removido do anterior antes de ser realmente adicionado no novo container.
Dicas sobre o assunto:
Uma boa dica que uso com frequência, e não encontro em fóruns por ai, é o uso dos métodos addNotify() e removeNotify(), sobrescrevendo esses métodos é possível você ter um bom controle sobre as mudanças na hierarquia de seus componentes.
quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário